Tamanho de roupas e calçados importados

QUAL TAMANHO DAS ROUPAS IMPORTADAS- (1)a

Descubra como converter o tamanho de roupas e calçados importados aos padrões brasileiros

Você sabe converter o tamanho de roupas importadas para os pdrões brasileiros?

É muita dúvida muito comum entre nós , brasileiros, na hora de comprar roupas e calçados importados a conversão do tamanho utilizado no Brasil com os tamanhos padrões em lojas importadas.

Eu mesmo, quando estive a primeira vez numa loja de calçados nos Estados Unidos me deparei com esta dúvida cruel e justamente na hora que vendedor pergunta que tamanho vocÊ deseja (“whats is size?”) a gente fica com a aquela cara do tipo; “nossa tinha que saber isso?”

Pois, para te ajudar ,eu resolvi colocar aqui uma tabela que muito me ajudou e ajuda na hora de comprar roupas e calçados importados.

Para te ajudar mais ainda, você pode baixar a tabela de conversão cuja a fonte é o site do  departamento de turismo do Canadá, que é um arquivo PDF para você levar no tablet ou no smartphone e assim ter sempre a mão quando estiver comprando.

 

download_tabela_tamanhos

E isto se deve ao padrão de métricas adotadas nos países.

Por exemplo, nos Estados Unidos se usa a medida de polegadas ao invés de metros ou centimetros.

Dica de calçados

Quando for comprar calçados procure escolher sempre um número que lhe deixe uma pequena folga.

Para exemplificar, imagine que você viu na tabela que o calçado escolhido tem o número 42, que convertido vira o número 10 no padrão americano. Ao invés de escolher o tamanho 10 exato, escolha o meia polegada a mais. Neste caso você iria comprar o calçado do número 10,5.

De forma geral é isto que você deve ter mente quanto a calçados.

Para saber como importar do Estados Unidos, clique aqui neste artigo.

tamanho3

Dicas de roupas

Quando a gente fala de roupa, ai existem alguns detalhes importantes a serem mencionados.

Diferente do Brasil, onde adotamos a númeração ou os tamanhos pequeno, médio e grande, as roupas importadas (principalmente dos Estados Unidos) seguem  o padrão de números de forma geral e no caso de camisas masculinas e calças de forma geral, seguem os tamanhos de largura, tamanho dos braços e pernas e também do colarinho.

Vamos explicar melhor.

De forma geral, os tamanhos padronizados em compração com os nossos fica de seguinte forma:

Equivalência na Nomenclatura das Medidas:
P (Pequeno) – S (Small)
M (Médio) – M (Medium)
G (Grande) – L (Large)
GG (Extra Grande) – XL (Extra Large)



 

Agora vamos entender a questão do tamanho dos braços e colarinho.

Entenda que nos Estados Unidos, eles compreendem que cada corpo tem suas medidas próprias (como seria bom se nossos fabricantes pensassem da mesma forma!) . Ou seja as pessoas possuem biotipos que na junção da massa corporea (combinação de musculos, ossos e como não podia deixar de ser, , também as gordurinhas..rsrsrsr!) então para tentar encontrar uma forma de diferenciar as pessoas, eles adotaram medidas quanto aos braços , pernas e colarinho.

Veja a tabela abaixo para entender melhor.

tamanho2

Camisas para Homens

Também é medida de forma diferente, primeiro mede-se o colarinho e depois o cumprimento da manga (quando camisa de manga longa, é claro!). Por exemplo, uma camisa pode ser dimensionada como 16,5/34.

Para saber o seu colarinho, você deverá medir com uma fita métrica o tamanho do pescoço (em polegadas, lembra?) .  Anote o número medido. Este é o tamanho real do pescoço. O tamanho da camisa será de meia polegada maior. Por exemplo, se o seu pescoço for exatamente 15 polegadas (38 cm), o tamanho de sua camisa será 15 ½ polegadas (39,5 centímetros).  Se o tamanho do pescoço foi de 16,25, arredonde para 16,5. O tamanho de seu  pescoço pode variar entre 14-19 polegadas ou 35,5-48,3 centímetros.

Mede-se abaixo do pescoço até onde começa a costura da manga da camisa, depois soma-se esse resultado com a medida do braço, que inicia-se na altura da manga e termina no ossinho do pulso.  Soma-se essas duas medidas e você terá o tamanho da manga. Lembre-se que esse número precisa estar em polegadas para poder encontrar sua camisa.

screenshot-2015-03-25-20-32-07

Dessa forma, fica claro que os americanos adoram deixar as coisas bem esclarecidas para você não se enganar na hora de comprar a roupa.

Aogra a dica mais importande é você usar a velha e boa fita métrica de costureira (você encontra em qualquer bazar no Brasil)pois lá tem as medidas em centimetros e polegadas.

Calças

Nos EUA existem 2 diferentes tipos de medir a calça. Mede-se primeiro a cintura (Waist) e depois o cumprimento – do gancho da calça até a barra (Inseam). Isso porque existe tem uma variedade enorme de tamanhos e geralmente aqui não se faz a barra como fazemos no Brasil. Então, uma calça jeans pode ter o tamanho  38 W x 30 L por exemplo.

 

screenshot-2015-03-25-15-06-30

tamanho4

Modelos de Calça

Existem ainda Modelos de Calça que variam de acordo com a marca, mas as mais comuns são:

LEG STRAIGHT – Calça reta e estreita até o tornozelo.

FLARED LEG –  As famosas boca de sino, estilo Elvis.

BOOT CUT – Calças que são retas até a coxa e possuem uma abertura um pouco maior na parte inferior da perna.

TAPERED LEG – Calças que estreitam em direção ao tornozelo.

CAPRI – Calças que terminam entre o joelho e metade da panturrilha.

CROPPED – Calças que terminam entre o meio da panturrilha e o tornozelo.

RELAXED FIT – Calças que são largas da cintura ao tornozelo.

SKINNY LEG – Corte justo que acompanha a linha do corpo terminando com uma barra super justa.

Cortes relativos à cintura :

HIGH RISE –  Cós alto.
NATURAL WAIST  – O cós está no umbigo ou logo acima dele.
JUST BELOW WAIST – O cós baixo.
LOW RISE – O cós bem baixo.


 

Quanto ao tamanho para crianças, geralmente os tamanhos são baseados nas idades ou nos tamanhos padrões Pequeno (small), médi (medium) ou grande (larger).

Segue abaixo a tabela para roupas infantis e também femininas.

tamanho1

 

Roupas da China

Geralmente quando você compra roupas ou calçados do mercado Chinês, anúmeração escolhida é do padrão Europeu e Americano. Porém já eixsitem diversos sites que oferecem roupas e calçados no padrão brasieliro (como os chineses são espertos para vender!).

Se você quiser saber mais como comprar importados sem medo de ser feliz, te convido a fazer meu curso grátis de importação onde eu te passo estas e outras dicas importantes para você não se enganar e comprar roupas e calçados corretamente.

Clica na imagem abaixo e se inscreva no meu curso!

 

Mas para que você não fique perdido, baixe o arquivo completo de conversão das medidas padrões Brasil, EUA e Europa e mantenha sempre por perto para não se enganar na hora de comprar roupas importadas.

 

download_tabela_tamanhos

Comentários

Comentários